A Psicologia da Procrastinação
- Marcelo Hugo da Rocha

- 24 de nov.
- 2 min de leitura
Finalmente, chegou este dia: o meu novo livro, A Psicologia da Procrastinação: a ciência e as emoções por trás do adiamento - e como agir agora, está nas prateleiras das livrarias. Levei 4 anos para lançá-lo, estudando, pesquisando, relutando, temendo, e procrastinando.
É um projeto que nasceu logo após a sessão de autógrafos dos livros Você mais Feliz (editora Sinopsys) e Cancelado - a cultura do cancelamento e prejulgamento das redes sociais (editora Letramento), em plena pandemia em novembro de 2021 (dia 27 para ser mais exato). Foi naquele momento entre põe máscara, tira máscara. Como eu e o meu colega Fernando Elias José tínhamos publicado estes dois livros, pensamos num terceiro com esta dobradinha.
A sugestão inclusive foi dele: "vamos escrever um livro sobre procrastinação?". Só que segui sozinho nesta jornada em razão da falta de tempo dele. Essa história eu conto ligeiramente nos agradecimentos do livro. O lançamento e a sessão de autógrafos aconteceu no último dia 13 de novembro em Porto Alegre/RS, mas ele já vinha sendo vendido desde o último dia de outubro pela internet.

Agora estou naquela fase de divulgação que todo o escritor que se preze precisa investir: não só tempo, como dinheiro. São entrevistas em rádios e mídias, matérias, influencers, parcerias, enfim, faz parte do negócio. Afinal, quem não deseja que um maior número de pessoas sejam impactadas com o que você levou tanto tempo escrevendo?
Resumidamente, o livro pode ser apresentado como um manual sobre procrastinação que atende tanto ao público profissional (psicólogos, psiquiatras, coaches, etc.), como o público leigo que tenha interesse de entender melhor como funciona esse comportamento que traz muitos prejuízos para saúde mental.
Você pode baixar o 1º capítulo gratuitamente direto no site da editora Sinopsys, clicando aqui, antes de comprá-lo, ou ir direto para as livrarias que já têm o livro, inclusive na Amazon (clique aqui).
Para finalizar, digito este texto ainda sob a "ressaca emocional" da linda e concorrida noite de autógrafos que foi e dos primeiros feedbacks dos leitores. Minha gratidão por este momento de realização, mesmo que o futuro possa me trazer novas alegrias.
As fotos e o vídeo desta noite estão no meu perfil no Instagram (em breve coloco no Youtube).
Ps. Este foi o primeiro texto no meu blog em 2025. Procrastinei? Como procrastinador, poderia responder "não tive tempo". Como preguiçoso, "preguiça de escrever". Sigo em dúvida qual máscara cairá primeiro.









Comentários