94% das pessoas entrevistadas afirmam ter vivenciado ao menos uma condição adversa de saúde mental.
Um estudo inédito realizado pela Endeavor Brasil sobre a performance e saúde de pessoas empreendedoras indicou que 94% delas sofreram ou sofriam de algum problema relacionado à saúde mental.
118 pessoas empreendedoras líderes de startups e scale-ups foram entrevistadas e, resumidamente, alguns dados preocupantes foram achados.
Como estes empreendedores enxergavam suas jornadas de trabalho:
56% consideram a rotina de trabalho estressante ou muito estressante
43% consideram a rotina de trabalho moderada ou tranquila
91% conhecem alguma pessoa empreendedora que enfrentou desafios de saúde mental em sua jornada
Entre os fatores de estresse, estes foram os mais citados:
Fator externo: situação financeira da empresa (60,2%)
Fator interno: equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (43,2%)
Rotina: contratação e gestão de pessoa (29,7%)
Estes empreendedores carregam algumas crenças que acabam interferindo na saúde mental, destaco as seguintes:
75% "Sinto pressão pelas expectativas que têm de mim e do meu negócio"
69% "Empreender é uma jornada solitária"
61% "Estou sacrificando meu presente pelo sucesso futuro"
53% "Saúde mental é um tabu no ecossistema empreendedor"
Apesar disso, apenas metade dos empreendedores homens entrevistados procuraram ajuda de um psicólogo no último ano. Já as empreendedoras, o número subiu para 70%.
Infelizmente, mesmo com a popularização da temática da saúde mental na mídia e nas redes sociais, estamos falando muito mais e deixando de lado velhos tabus, há ainda em determinadores setores, como para os empreendedores, a dificuldade de se permitir buscar ajuda profissional.
Não adianta o empreendedor apenas se cercar dos melhores conselheiros, mentores e colaboradores para o seu negócio sem olhar para si mesmo. A "jornada solitária" não precisa ser trilhada a partir de um isolamento e que é muito atribuído à criatividade e ao mundo das ideias. O psicólogo não interfere neste processo criativo como fosse um convidado inconveniente, mas estará lá para acompanhar toda a jornada, pois mesmo que tenhamos a prática de dividir a vida pessoal da profissional, a vida é uma só.
Estes empreendedores foram perguntados se a jornada empreendedora interferiu na qualidade da relação familiar e 83,1% afirmaram que sim!
As condições mentais adversas mais citadas que os entrevistados sofreram:
85%: Ansiedade
37%: Burnout
22%: Ataque de pânico
21%: Depressão
Importante destacar, que estes números foram bem superiores comparados a outros estudos junto a empreendedores da América do Norte, Europa e Israel.
Nestes dias, foi publicada a Lei 14.831/2024 e que criou o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. Segundo notícia do Senado Federal, "trata-se de uma honraria a ser dada pelo governo federal a empresas que adotem critérios de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus colaboradores".
É mais uma iniciativa e um exemplo de que a saúde mental é um assunto obrigatório para melhorar os índices em nosso país.
Fonte do trabalho citado: https://endeavor.org.br/saude/
Agência do Senado Federal: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/04/01/lei-cria-certificacao-para-empresa-que-promove-saude-mental
Comments